Convocamos os membros adimplentes do nosso douto Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária - CBAV, para a Assembleia Ordinária, a ser realizada às 18h do dia 03 de dezembro de 2022, na Sala Esmeralda do Hotel Majestic, Praça Dr. Vicente Rizzo, 160 - Jardim Paraíso, Águas de Lindoia - SP, durante o XV Congresso Brasileiro de Anestesiologia Veterinária.

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DO COLÉGIO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

O CBAV abre seu Edital de Convocação para a Prova de Título de Especialista em Anestesiologia Veterinária. Confira todas as informações no link:

Edital de Convocação para Prova de Título de Especialista em Anestesiologia Veterinária - 2022 

Todas as provas serão presenciais.
Local de prova: Hotel Majestic, em Águas de Lindoia
Prova de conhecimentos específicos - teórica, dia 30/11/22, às 14h00.

 

Confira todas as informações sobre a prova e título de especialista

A parceria entre o CBAV e o CRMV-SP, através do grupo de trabalho composto pela presidente e pelo vice-presidente do CBAV (Professores Silvia Cortopassi, da FMVZ-USP, e Francisco José Teixeira Neto da, FMVZ-Unesp, Botucatu), e pela conselheira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, após inúmeras reuniões e consultas realizadas junto aos profissionais dedicados a Anestesiologia, concluiu a elaboração de um Código de Conduta do anestesiologista veterinário.

Mais do que servir como guia, este código objetiva unir os bons profissionais dentro dos mais elevados princípios éticos que devem nortear a nossa profissão!

Veja aqui o Código de Conduta do Anestesiologista Veterinário

 

https://crmvsp.gov.br/crmv-sp-e-cbva-lancam-codigo-de-conduta-do-anestesiologista-veterinario/

 

Com a avanço da Anestesiologia Veterinária como especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, inúmeras questões éticas relativas a prática da especialidade vêm sendo levantadas pelos profissionais e pelo público em geral. Visando atender aos anseios da comunidade através de um documento que sirva como referência para a conduta ética do Anestesiologista Veterinário, uma parceria entre o CBAV e o CRMV-SP foi oficializada em reunião realizada por vídeoconferência no dia 25/05 na qual participaram os Médicos Veterinários:

  • Dr Mario Eduardo Pulga, Presidente do CRMV-SP
  • Dr Odemilson Donizete Mossero, vice presidente do CRMV-SP
  • Dra Rosemary Viola Bosch, conselheira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP
  • Dra Silvia Renato Gaido Cortopassi, Professor Associado da FMVZ-USP e presidente do CBAV
  • Dr Francisco José Teixeira Neto, Professor Associado da FMVZ-UNESP/Botucatu e vice-presidente do CBAV


O grupo de trabalho, composto pelo presidente e vice-presidente do CBAV e pela conselheira do CRMV-SP Rosemary Bosch já se encontra em fase adiantada de conclusão do documento base e em breve teremos novidades!

O CBAV, entidade que representa a Anestesiologia Veternária, especialidade dedicada ao alivio da dor e sofrimento animal vem, por meio desta, expressar seu repúdio a realização de procedimento cirúrgico em um cão por estudantes de Medicina Veterinária da UNOESTE/Presidente Prudente, conforme veiculado pelas mídias sociais e noticiado pela imprensa no dia 15 de junho.

Tal procedimento foi realizado em local inadequado (fora de clínicas/hospitais veterinários credenciados pelo CRMV-SP), sem condições higiênicas e sem a supervisão por profissional Médico Veterinário. Esta conduta, que pode ser tipificada como crime de “Maus tratos aos animais” ou ainda como “Uso ilegal de substâncias controladas (anestésicos)”, de acordo com Código Penal Brasileiro, é grave violação dos princípios éticos da Medicina Veterinária. Devido a gravidade dos fatos ocorridos, o CBAV apoia a expulsão dos estudantes noticiada pela UNOESTE e espera que fatos como este não venham mais a ocorrer em nosso país.

Diretoria do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária

Bem-vindo(a)!

Agradecemos por participar!


O objetivo do questionário é verificar quais são as práticas mais comuns dos veterinários que realizam procedimentos anestésicos no Brasil. Pedimos que seja o mais fiel possível à sua conduta. O anonimato é garantido.


Acesse o link https://pt.surveymonkey.com/r/MKM8SZL

Dor aguda em aves: Quais são as lacunas?

Participe da pesquisa e saiba mais sobre avaliação da dor e uso de analgésicos em aves.

https://pt.surveymonkey.com/r/questionarioaves

É com imensa satisfação que o CBAV parabeniza e dá as boas-vindas aos candidatos habitados para o título de Especialista em Anestesiologia Veterinária a ser concedido pelo CFMV. Conheça-os:

 

Adriano Bonfim Carregaro: Graduação em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP Jaboticabal (1997), Residência em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ-UNESP Botucatu (2000), Mestrado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP Jaboticabal (2002), Doutorado em Anestesiologia pela FM-UNESP Botucatu (2005), Livre-docente em Anestesiologia Veterinária pela FZEA-USP Pirassununga (2012) e Pós-doutorado em Anestesiologia Veterinária pela University of Nottingham - Reino Unido (2018-2019). Atuou como Professor Titular na UNIFRAN (2001-2005) e Professor Adjunto na UFSM (2005-2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Pirassununga, responsável pela área de Anestesiologia Veterinária, bolsista produtividade CNPq e idealizador do site www.nave.vet.br. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013, foi vice-presidente (2015-2016) e presidente (2017-2020) do CBAV.
André́ Escobar: Graduação em Medicina Veterinária pela UFMG (2005), Mestrado em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP Jaboticabal (2007), Doutorado em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP Jaboticabal (2010), com treinamento na University of California (2008-2009), Residência em Anestesiologia Veterinária pela University of Georgia (2019). Atualmente é Professor Assistente de Anestesiologia Veterinária da Ross University School of Veterinary Medicine (St. Kitts and Nevis). É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013, e é o atual diretor científico do CBAV.
Caio José Xavier Abimussi: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2007), Residência Clínica Médica, Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - FMVA Unesp (2008 e 2009), Mestre em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB Unesp (2012), Doutor em Ciência Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - FMVA Unesp (2015). Atuou como Professor substituto junto ao curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI (2012) e à Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - FMVA Unesp (2013 e 2014). Concluiu especialização em Anestesia Regional Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Ranvier - IEP Ranvier (2021). Atualmente é Professor nos cursos de Pós-graduação em Anestesiologia Veterinária, Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos e Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos das Faculdades Qualittas, Professor de Anestesiologia Veterinária, Farmacologia Veterinária e Morfofisiologia junto ao curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Ourinhos (Unifio) e responsável pelo serviço de Anestesiologia Veterinária do Hospital Veterinário "Roque Quagliato"- HV Unifio. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013.
Daniela Campagnol: Graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ-UNESP Botucatu (2002), Residência em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ-UNESP Botucatu (2005), Mestrado em Anestesiologia pela FMB-UNESP Botucatu (2007) e Doutorado em Anestesiologia pela FMB-UNESP Botucatu (2011). Atuou como Professora Titular na Universidade Vila Velha (2010-2015), na graduação e no Curso de Mestrado em Ciência Animal. Atualmente, é Médica Veterinária da Unidade de Experimentação Animal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013.

Eduardo Raposo Monteiro: Graduação em Medicina Veterinária pela UFRRJ (1999), Residência em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ-UNESP Botucatu (2001), Mestrado em Anestesiologia pela FMB-UNESP Botucatu (2004) e Doutorado em Anestesiologia pela FMB-UNESP Botucatu (2007). Atuou como Professor no Centro Universitário de Maringá (2002-2008) e na Universidade Vila Velha (2008-2015), e foi bolsista de produtividade pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. A partir de 2015, tornou-se Professor Adjunto da UFRGS na área de Anestesiologia Veterinária. Desde 2020, é membro do Conselho Editorial da Revista Veterinary Anaesthesia and Analgesia. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013, e foi vice-presidente do CBAV (2017-2018).

Francisco José Teixeira Neto: Graduado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP Jaboticabal (1992), Mestrado em Medicina Veterinária – Sub Área Anestesiologia pela FMVZ-UNESP Botucatu (1998), Doutorado em Fisiologia e Farmacologia pelo Ontario Veterinary College, University of Guelph, Canadá (2003), Livre Docente pela FMVZ-UNESP Botucatu (2009) e Pós-Doutorado pela University of Guelph (2011). Atuou como Professor visitante na University of Guelph, Canadá (2004-2005 e 2010-2011), na Louisiana State University (2008) e na University of Montreal (2016). Atualmente é Professor Adjunto na FMVZ-UNESP Botucatu e um dos responsáveis pela Área de Anestesiologia Veterinária. É membro do Comitê Editorial do periódico Veterinary Anaesthesia and Analgesia desde outubro de 2020. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013, e é o atual vice-presidente do CBAV.
Juan Carlos Duque Moreno: Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidad de La Salle, Colômbia (1998), Mestrado em Cirurgia Veterinária pela FCAV-UNESP Jaboticabal (2001) e Doutorado em Cirurgia Veterinária FCAV-UNESP Jaboticabal (2005). Atuou como Professor na UNIFRAN (2006-2008) e como Professor adjunto na UFG (2008-2014). Atualmente é Professor Associado na UFPR, responsável pela área de Medicina Intensiva e um dos responsáveis pela área de Anestesiologia Veterinária. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013, foi vice-presidente (2013-2014) e presidente (2015-2016) do CBAV.
Rodrigo Luiz Marucio: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (2001), Residência em Anestesiologia Veterinária pela FCAV-UNESP Botucatu (2003), Mestrado em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina-UNESP Botucatu (2006), Doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela FMVZ-USP (2012). Atuou como Médico Veterinário Anestesista no Hospital Veterinário da USP (2004) e no Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo (2005-2006). Foi sócio fundador Associação Paulista de Anestesiologia Veterinária (2008). Foi coordenador da equipe UTI/PAV Petcare unidade Ibirapuera (2015). Foi Professor Titular em Anestesiologia Veterinária UNIP - Campinas (2012 - 2020). Atualmente é coordenador geral dos cursos de Especializações PAV (Instituto PAV). É sócio fundador da Evet / Especialidades Veterinárias, Anestesista do EVET- São Paulo. É associado ao CBAV desde sua fundação, em 2013.