Concurso docente com vagas na área de Anestesiologia Veterinária (1 vaga) e Reprodução Animal e produção animal com ênfase em equinos (1 vaga) para UFPI.

Confira no link:

Concurso Docente

Novidade para os membros do CBAV!

Agende agora a primeira live "Avaliação pré-operatória em cães com endocardiose mitral: quais os impactos na anestesia?", dia 3 de abril, das 20h às 22h. Evento online no Google Meets - CBAV, apenas para sócios CBAV e SBCV.

Enquanto aguardamos para nos encontrar no XXXI CBAV, vamos estudando e aprimorando nossos conhecimentos por meio desse super evento organizado pelo Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária.

Você não vai ficar de fora dessa, vai?

Debatedores:

  • André Gimenes
    Coordenador da pós-graduação em Cardiologia PAV-SP; responsável pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Veterinário Taquaral, Campinas-SP
  • Marcel Marques
    Especialista em Cardiologia Veterinária – SBCV; Docente UNIFIO, Ourinhos-SP; Watanabe & Marques Cardiologia Veterinária
  • Flavio Augusto Vieira Freitag
    Especialista em Anestesiologia Veterinária – ACVAA, Veterinary Specialty Centre NL, Canada
  • Francisco José Teixeira Neto
    Especialista em Anestesiologia Veterinária – CBAV; Docente FMVZ-UNESP, Botucatu-SP

Assista a Live 1: Avaliação pré-operatória em cães com endocardiose mitral: quais os impactos na anestesia?

Acesse a Live 1

Caros colegas anestesistas do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária,

Estamos muito empolgados em anunciar nossa pesquisa, focada em 'Segundas Vítimas' na Anestesia Veterinária.

O termo "segunda vítima" refere-se a profissionais envolvidos em um evento adverso não antecipado com o paciente, um erro médico ou uma lesão ou morte relacionada ao paciente, e que se tornam vítimas no sentido de que o indivíduo é traumatizado pelo evento. Os sentimentos mais comuns são culpa, vergonha, ansiedade e medo. As segundas vítimas precisam de apoio de seus pares, supervisores e instituições para lidar com as consequências emocionais.
Para participar vc deve ser um anestesista veterinário (anestesiologista, enfermeiro(a) veterinário(a), técnico, interno, residente) que já vivenciou ou presenciou a síndrome da segunda vítima em sua carreira. Sua contribuição é vital para moldar o futuro da Anestesia Veterinária e promover a conscientização sobre a Saúde Mental em nossa profissão.
Ao participar da nossa pesquisa em 'Segunda Vítima', você nos ajudará a mapear o panorama emocional de nossa área e a desenvolver estratégias de apoio eficazes. Suas respostas serão anônimas.

Siga o link ou o código QR abaixo para saber mais e poder participar da nossa pesquisa. Agradecemos sinceramente seu tempo e contribuições. E por favor, compartilhe o link com sua rede profissional. Quanto mais respondentes conseguirmos, mais abrangente e impactante pode ser nossa pesquisa. 🙏
Vamos unir forças para fazer a diferença em nossa profissão. Porque nosso bem-estar importa. Porque a segurança de nossos pacientes importa.

Agradecemos,

Dr Luiz Santos
The University of Glasgow

Dr Wendy Goodwin
The University of Queensland

https://uofg.qualtrics.com/jfe/form/SV_6XxIO5VN6NK51no

Hoje o dia amanheceu meio estranho para incontáveis pessoas ao redor do mundo com a passagem de Claudio Natalini. Em 19 de junho de 2023, Dr. Natalini, Nata ou Claudio, perdeu a batalha contra a Síndrome Endoplasmática diagnosticada no inicio do ano.
 
Ele perdeu essa batalha, mas nos seus 62 anos, completados em maio, ele venceu a guerra. Cariúcho, como ele se identificava, sua carreira começou na Universidade Federal Fluminense, onde se graduou em Medicina Veterinária em 1984. Com inúmeras conquistas e a alma de cigano, é impossível mencionar todos os lugares por onde morou, mas incluíram um mestrado em Santa Maria, um PhD em Minnesota, professor na Universidade Federal de Santa Maria, Louisiana State University, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e University of Adelaide, culminando seus títulos com a tão desejada Diplomacia em Anestesiologia Veterinária pelo Colégio Americano em 2016, e por fim professor na Mississippi State University.
 
Claudio fez historia na anestesiologia veterinária, principalmente trabalhando com analgesia de equinos, mais recentemente com seus peixes, mas a principal historia sao as vidas que ele marcou. Gerou polêmica, era teimoso, e lutava pelo que acreditava. Uma pessoa carismática, sempre com um sorriso e uma piada, e com um respeito pelos animais e uma paixão pela anestesiologia que era quase mágico vê-lo trabalhar.
 
Com um dom de ensinar, marcou inúmeras pessoas, movia mundos e fundos para ajudar seus alunos alcançarem seus objetivos, e foi o responsável por vários brasileiros conseguirem a diplomacia americana e deslancharem em suas carreiras, seus filhos anestésicos. Claudio sempre será a nossa inspiração.
 
Em nome dele, gostaria de agradecer toda a ajuda e suporte recebidos nos últimos meses. Claudio alcançou a imortalidade, pois vivera para sempre nos seus filhos anestésicos e através deles.
 
Descanse em paz, e ate breve.
 
Monica Midon
 
 

Todas as famílias brasileiras enfrentaram perdas de seus entes queridos durante a pandemia de COVID-19. No dia 30 de março de 2021, a comunidade de Anestesiologistas Veterinários de todo o Brasil sofreu com a perda do seu mais icônico anestesiologista veterinário, o Prof. Flavio Massone.

O dia de 2 dezembro de 2022 foi um momento especial para os Anestesiologistas de todo o Brasil: durante a abertura do XV Congresso Brasileiro da Anestesiologia Veterinária, em Águas de Lindoia – SP, cerca de 550 congressistas puderam participar de uma homenagem especial ao Prof. Massone. Estiveram presentes a esposa, Marlene, e os filhos Danilo a Ana Luiza, que receberam em nome da família uma placa em agradecimento ao legado do Prof. Massone junto a Anestesiologia Veterinária Brasileira.

Em seguida aos momentos emocionantes celebrando a vida do Professor Massone, os congressistas e a família Massone participaram de um coquetel oferecido pelo CBAV.

 

Placa entregue à família Massone.

Convocamos os membros adimplentes do nosso douto Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária - CBAV, para a Assembleia Ordinária, a ser realizada às 18h do dia 03 de dezembro de 2022, na Sala Esmeralda do Hotel Majestic, Praça Dr. Vicente Rizzo, 160 - Jardim Paraíso, Águas de Lindoia - SP, durante o XV Congresso Brasileiro de Anestesiologia Veterinária.

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DO COLÉGIO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

O CBAV abre seu Edital de Convocação para a Prova de Título de Especialista em Anestesiologia Veterinária. Confira todas as informações no link:

Edital de Convocação para Prova de Título de Especialista em Anestesiologia Veterinária - 2022 

Todas as provas serão presenciais.
Local de prova: Hotel Majestic, em Águas de Lindoia
Prova de conhecimentos específicos - teórica, dia 30/11/22, às 14h00.

 

Confira todas as informações sobre a prova e título de especialista

A parceria entre o CBAV e o CRMV-SP, através do grupo de trabalho composto pela presidente e pelo vice-presidente do CBAV (Professores Silvia Cortopassi, da FMVZ-USP, e Francisco José Teixeira Neto da, FMVZ-Unesp, Botucatu), e pela conselheira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, após inúmeras reuniões e consultas realizadas junto aos profissionais dedicados a Anestesiologia, concluiu a elaboração de um Código de Conduta do anestesiologista veterinário.

Mais do que servir como guia, este código objetiva unir os bons profissionais dentro dos mais elevados princípios éticos que devem nortear a nossa profissão!

Veja aqui o Código de Conduta do Anestesiologista Veterinário

 

https://crmvsp.gov.br/crmv-sp-e-cbva-lancam-codigo-de-conduta-do-anestesiologista-veterinario/